sexta-feira, 20 de abril de 2012

Amizade


     Eu aprecio muito as poucas amizades que mantenho. Nessa postagem gostaria de homenagear justamente os amigos, aqueles seres capazes de dividir seu tempo, esforço e vontade com alguém que nem é de sua família.
    Talvez pela tal de afinidade é que se reúna gente tão especial ao redor de cada um de nós. Todos temos alguém em quem confiar, se apoiar, rir, ouvir e aconselhar. A vida depende da amizade, das nossas pequenas interações com pessoas fora do âmbito familiar e que, de algum modo, tem uma importância a nós.
    Tenho bons amigos. Mesmo separados pela distância, pelo tempo, pelos compromissos, pelas circunstâncias; espero que saibam que sou leal, que tenho saudades,  que ainda aprecio as antigas conversas, que ainda tenho algo a compartilhar, a ouvir. As pessoas que não tem ou tiveram amigos estão perdendo uma parte importante de sua vivência.
     Lamento pelos amigos que perdi, por causa de meus defeitos e por minhas falhas. Sinto falta dos que se afastaram sem me dar a chance de saber o porquê.
   Mesmo hoje, tenho pessoas em minha vivência que não vejo a 10 ou 15 anos, mas que se me procurassem, teriam um amigo para confiar, e quem sabe, até esconder um corpo! Esses sabem que eu estou aqui, que as coisas não mudaram pelo tempo, que a amizade vale mais que as mudanças.
     Eu concordo com Aristóteles ao afirmar que a amizade é o sentimento mais importante em relações humanas. O amor entre pessoas ainda é passível de uma escolha biológica, e portanto, tendencioso e pré-destinado segundo as afinidades físicas de cada um. Mas a amizade... essa é pura escolha por gostar, por querer estar junto, por apreciar a companhia e as opiniões de determinadas pessoas.
     Ainda que todas as nossas relações se diluam, se arruinem, que o amor acabe... sempre sobrarão amigos. Sempre poderemos ter ao menos uma pessoa que seja capaz de nos ouvir, amparar e aconselhar. E que possa recorrer à auxílio quando precisar. Nada melhor que ajudar um amigo! 
     Não quero que esse desabafo pareça um simples texto piegas, mas é quase inevitável. O que importa é que possamos nos lembrar das pessoas que nós elegemos como importantes em nossas vidas e como nos relacionaremos com elas.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário