segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Projeto de Educação


     Sabendo o que podemos querer em termos de carreira educacional, devemos então correr atrás do que pode nos dar suporte para alcançar esses objetivos. Não é muito comum ter esse tipo de certeza, e no entanto, me parece extremamente plausível a tentativa de se aproximar de conceitos e ideias nesse sentido.
     Tento aproveitar ao máximo meu tempo em escolas, seja no estágio obrigatório, seja agora no programa de bolsa de licenciatura do Pibid; estou em busca de uma modo de ensino dinâmico e de uma pedagogia capaz de dar apoio aos ideais e conceitos que me parecem adequados ao ensino, ao aluno.

     Ao tentar entender as formas de ensino espero me aproximar cada vez mais de um caminho próximo de uma educação inclusiva, crítica, essencial  e interessante; que possa adequar-se ao aluno, trazendo à ele o que deve orientá-lo, preenchê-lo e fazer parte dele de modo essencial. Conhecimento adquirido e prático, aquele que o definirá, que o suprirá em sua curiosidade comum.
     É um desafio. Estou tentando me aproximar de algo nesse sentido, admitindo que exista. Se não existir, não for possível chegar... devo então criar as formas, devo criar os conceitos, re-significar os conteúdos e buscar a recriação da relação professor-aluno; viver o que ensino, viver a filosofia que quero passar. E não é possível que seja apenas a busca de um sentido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário